NOSSAS ATITUDES REVELAM QUEM SOMOS

A ética está incorporada desde nossa fundação, um compromisso que orienta nossas responsabilidades e atitudes. Hoje, após mais de 20 anos de nossa trajetória, temos uma Marca reconhecida e confiável, resultado da nossa vontade de construir uma empresa cada vez melhor. Por isso tomamos a iniciativa de revelar este Código de Conduta, com o objetivo de difundir nossos Valores e princípios éticos, orientando como a empresa pensa e age em situações de conflito. Este material oferece a todos os públicos que se relacionam com a T.A, internos e externos, importantes subsídios para garantir a coerência nas tomadas de decisões. Seguir as diretrizes descritas neste documento significa estar comprometido com a nossa Marca. Todas as preocupações serão tratadas com rapidez, atenção e respeito. O importante é não se omitir, pois a responsabilidade pela integridade da empresa é de todos. Reafirmamos que nossa melhor comunicação são nossas atitudes e, se todos agirem de acordo com o que está proposto neste Código, não temos dúvidas que manteremos a T.A cada vez mais sólida, transparente e confiável. Afinal, somente o desempenho com princípios éticos consolida a nossa reputação, aumenta a confiança dos clientes e parceiros e garante nossa perpetuação. Que esse seja um exercício diário para todos nós.

PRINCÍPIOS ÉTICOS E DE CONDUTA

Estabeleça relacionamentos a partir de bases éticas e paute-se pelo respeito, integridade e transparência.
Seja confiável em todas as suas atitudes.
Demonstre que alto desempenho e produtividade podem ser atingidos respeitando nossos princípios éticos e de conduta.
Defenda o cumprimento das leis e políticas internas.
Evite conflito de interesses entre assuntos profissionais e pessoais.
Cultive um local de trabalho seguro para todos os trabalhadores e para a comunidade do entorno das nossas obras.
Seja um agente de melhorias na sociedade e no meio ambiente.
“Gente é a principal matéria prima da T.A e a base de sustentação dos nossos negócios. Buscamos proporcionar um ambiente adequado para seu desenvolvimento profissional e pessoal e esperamos dos nossos colaboradores uma conduta ética e colaborativa que reflita produtividade e aderência à governança.”

Código de Conduta

Não admitimos violações à dignidade humana, tais como:

  • Assédio moral ou sexual.
  • Discriminação de raça, idade, sexo, cor, origem, religião, política, preferência sexual, deficiência física ou mental, ou qualquer forma de violação.
  • Trabalho infantil, forçado ou de qualquer forma caracterizado como ilegal pela legislação brasileira.

Cultivamos um ambiente de trabalho saudável e colaborativo

  • É livre a associação a quaisquer entidades de classe, política, religiosa ou de outra natureza, desde que em nome pessoal e não em nome da empresa, e sem interferir nas rotinas e ambiente de trabalho.
  • Proporcionamos condições de trabalho satisfatórias de segurança, higiene e saúde.
  • Respeitamos a diversidade de opiniões e oferecemos canais de comunicação que permitem a troca de ideias entre as diferentes áreas e níveis hierárquicos.
  • A relação entre os colaboradores deve ser cooperativa, cordial e profissional.
  • Devemos entender a pontualidade e a abstenção do uso de celulares e notebooks em reuniões como forma de respeito e disciplina para favorecer a produtividade.

Valorizamos o desempenho e o desenvolvimento dos colaboradores

  • Baseamo-nos na meritocracia para contratar, promover e remunerar nossos colaboradores.
  • Cada colaborador é responsável pelo seu próprio desenvolvimento. Promovemos esse processo com ferramentas de avaliação e feedback.
  • Os colaboradores devem estar comprometidos com o aprimoramento das seguintes competências organizacionais: autodesenvolvimento, relações interpessoais, foco em resultado, gestão da mudança e aderência aos nossos valores.

Evitamos conflito de interesses

  • No momento da contratação e enquanto houver relação empregatícia com a T.A, os colaboradores que tenham relação de parentesco direto com fornecedor, parceiro ou outro colaborador da empresa devem comunicar tal fato para assegurar a inexistência de conflito de interesses e aderência à Política de Administração de Pessoal.
  • Está vedada qualquer relação hierárquica entre parentes. As contratações devem respeitar as diretrizes estabelecidas na Política de Administração de Pessoal.
  • Os colaboradores não podem exercer atividades conflitantes com os objetivos e negócios da T.A nem ter interesses econômicos ou financeiros em concorrente, cliente ou fornecedor.
  • É vedada a qualquer colaborador, especialmente em razão do cargo que ocupa na empresa, a oferta ou garantia de benefícios indevidos ou vantagem ilícita àqueles com os quais nos relacionamos, ou se utilizar de qualquer terceiro para este objetivo.
  • Todos os colaboradores, independente do nível hierárquico, devem preservar a integridade de suas decisões, sem usar seu cargo ou influência para sobrepor interesses individuais ou de um grupo específico aos objetivos da empresa.
  • Os fornecedores em processo de contratação ou em contratos ativos com a T.A devem prestar serviços apenas à empresa, abstendo-se de atender demandas pessoais dos colaboradores.
  • Deve-se limitar o recebimento de presentes a brindes de valor não significativo que não caracterizem qualquer tipo de influência nas decisões relativas às suas atividades e funções.
  • Viagens técnicas oferecidas por clientes ou fornecedores devem ser avaliadas sob a perspectiva do conflito de interesses.
  • Caso haja dúvida se uma situação específica, não mencionada neste Código, enquadra-se como um caso de conflito de interesses, deve-se procurar o líder.

Protegemos os ativos da empresa

  • As informações sobre a T.A, clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores devem ser tratadas com sigilo e ter seu uso restrito às atividades profissionais autorizadas pela empresa. Tais informações são de propriedade da T.A, ainda que tenham sido desenvolvidas pelo colaborador em seu ambiente de trabalho.
  • Os equipamentos, sistemas de comunicação e bens da empresa devem ser usados no interesse desta, com austeridade e observando-se as políticas internas.
  • A forma como nos comportamos, nos apresentamos e nos comunicamos, mesmo que em ambientes informais, deve refletir o cuidado que temos com a reputação e a imagem da T.A.

Como nos comportamos nos veículos de comunicação e nas redes sociais

  • Para respeitar o compromisso de confidencialidade da T.A com os nossos clientes, todas as solicitações de informações e contatos com qualquer tipo de mídia devem ser aprovados pela área de Comunicação Corporativa.
  • Os colaboradores não devem manifestar-se em nome da T.A a não ser que estejam devidamente autorizados para tanto, cabendo apenas aos porta-vozes designados a falar em nome da empresa.
  • Esperamos que o colaborador, ao expressar uma opinião pessoal nesses meios, ainda que não se apresente como representante da empresa, leve em consideração que esses meios são ambientes públicos e que o conteúdo de sua mensagem pode prejudicar a reputação da T.A.
  • Imagens das obras em andamento e executadas pela T.A não podem ser divulgadas sem antes serem aprovadas pela área de Comunicação Corporativa junto ao respectivo cliente.
“A T.A entende esses públicos como os integrantes da sua dimensão estratégica mercado e elemento estruturante de toda sua operação. A empresa busca estabelecer suas relações com clientes e fornecedores sob uma perspectiva de longo prazo, a partir de negociações justas que atendam aos interesses de todas as partes. A T.A pauta o relacionamento com os seus concorrentes pela ética, respeito, boas práticas comerciais e pelos princípios de defesa da livre concorrência.”

Clientes, Fornecedores, Parceiros e Concorrentes

Clientes, Fornecedores, Parceiros e Concorrentes

  • Fazemos a gestão dos riscos econômicos, financeiros, sociais e ambientais, comprometendo-nos com a adoção de medidas adequadas à eliminação ou mitigação dos riscos envolvidos.
  • Cabe a todos os colaboradores zelar pela integridade da imagem, patrimônio e proteger a propriedade intelectual daqueles com os quais nos relacionamos comercialmente. Esperamos o mesmo de nossos parceiros e concorrentes.
  • Publicamos registros precisos, confiáveis, que espelham com fidelidade as transações efetivadas e sua condição econômico-financeira, divulgando-os de forma apropriada e transparente, conforme a legislação aplicável.
  • As negociações com fornecedores e clientes devem ser baseadas em critérios claros e objetivos de seleção, orientados pelas políticas e procedimentos da T.A.
  • São repudiadas ações consideradas anticompetitivas, monopolistas ou contrárias às boas práticas de mercado.
  • Não manteremos relação comercial com empresas que pratiquem trabalho infantil, forçado ou compulsório.
  • Entendemos que são práticas desleais de comércio os pagamentos impróprios, duvidosos ou favorecimentos por meio da concessão de benefícios indevidos.
  • É vedado o uso de métodos ilegais para a obtenção de informações sobre concorrentes.
“Reconhecemos a interdependência entre empresa e sociedade, razão pela qual nossa Missão é atuar de forma a contribuir para uma sociedade melhor. Por isso incorporamos às nossas operações o conceito da sustentabilidade, segundo o qual estamos conscientes do nosso compromisso com o futuro, realizando nossos negócios de maneira responsável e inovadora.”

Sociedade e Meio Ambiente

Sociedade e Meio Ambiente

  • Estabelecemos o diálogo com as comunidades vizinhas às nossas obras, buscando harmonizar seus interesses aos nossos.
  • Promovemos e apoiamos iniciativas que visam ao desenvolvimento social.
  • Realizamos ações que minimizem os impactos da nossa atuação ao meio ambiente e às comunidades nas quais estamos inseridos.
  • Também exigimos a mesma conduta por parte dos nossos fornecedores.
  • Obedecemos à legislação e às normas ambientais, buscando a eficiência no uso de recursos naturais.
  • Realizamos doações e patrocínios sob a observância da lei, alinhados ao posicionamento estratégico da T.A, e centralizamos estas ações nas áreas de Comunicação e Sustentabilidade.
“Nosso relacionamento com os agentes do poder público deve se pautar por uma atitude colaborativa e transparente que assegure a neutralidade na condução dos nossos negócios e reforce nosso compromisso com a legalidade.”

Esfera Pública

Esfera Pública

  • A corrupção ativa ou passiva é rigorosamente intolerável, assim como a extorsão, a propina e a lavagem de dinheiro, bem como quaisquer outras condutas delituosas.
  • Não praticamos nenhuma forma de pagamento ou qualquer outro benefício a servidores estaduais, municipais ou federais, da administração pública direta ou indireta, em troca de vantagens, de qualquer natureza, seja comercial, tributária ou trabalhista.
  • A comunicação com os agentes do poder público e a entrega de informações e documentos deve ser realizada por colaboradores autorizados.
  • Eventuais contribuições a partidos ou candidatos políticos devem respeitar as determinações da legislação e serem autorizadas pelo Comitê Diretor.
“O Código de Conduta da T.A EMPREITEIRA foi aprovado pelo Conselho Consultivo da empresa e deve ser respeitado por todos os colaboradores e fornecedores e compartilhado com os demais públicos com os quais a empresa se relaciona.”

Gestão do Código de Conduta

O Comitê de Ética da T.A é responsável pela gestão do Código de Conduta, tendo as seguintes atribuições:

Definir e divulgar os valores e princípios éticos que orientam a conduta profissional da empresa e de seus colaboradores.

Avaliar as ocorrências de violações dos princípios estabelecidos neste documento e deliberar sobre as devidas ações.

Reduzir a subjetividade de interpretações pessoais sobre os princípios morais e éticos descritos neste Código.

Assegurar a resposta a violações deste Código e garantir o sigilo das informações.

Reunir-se regularmente para revisar este Código de Conduta, bem como atualizá-lo, buscando sua melhoria contínua.

DÚVIDAS OU VIOLAÇÕES

O compromisso de cada um com as diretrizes descritas no Código de Conduta é a base efetiva da solidez e perenidade da T.A. Isso significa que, caso nos deparemos com uma dúvida, um fato ou suspeita de violação de uma diretriz, lei, regulamento ou norma, cabe-nos comunicá-los prontamente. As dúvidas ou comunicações de violações deste Código de Conduta devem ser encaminhadas para a T.A prioritariamente através dos líderes das áreas ou dos nossos canais de comunicação:

Entre em contato

Telefone: (48) 3094-2403 Atendimento das 8h00 às 17h50
E-mail: contato@taempreiteira.com.br

Aqueles que comunicarem violações do Código poderão permanecer no anonimato. Por outro lado, aqueles que se identificarem terão sua confidencialidade respeitada e poderemos oferecer-lhe acompanhamento e feedback . Qualquer retaliação viola as diretrizes da T.A. No entanto, todos aqueles que comunicarem violações devem utilizar-se de boa-fé.

Acesse o link para download do Código de Conduta e Ética
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