NOSSAS ATITUDES REVELAM QUEM SOMOS
PRINCÍPIOS ÉTICOS E DE CONDUTA
Seja confiável em todas as suas atitudes.
Demonstre que alto desempenho e produtividade podem ser atingidos respeitando nossos princípios éticos e de conduta.
Defenda o cumprimento das leis e políticas internas.
Evite conflito de interesses entre assuntos profissionais e pessoais.
Cultive um local de trabalho seguro para todos os trabalhadores e para a comunidade do entorno das nossas obras.
Seja um agente de melhorias na sociedade e no meio ambiente.
Código de Conduta
Não admitimos violações à dignidade humana, tais como:
- Assédio moral ou sexual.
- Discriminação de raça, idade, sexo, cor, origem, religião, política, preferência sexual, deficiência física ou mental, ou qualquer forma de violação.
- Trabalho infantil, forçado ou de qualquer forma caracterizado como ilegal pela legislação brasileira.
Cultivamos um ambiente de trabalho saudável e colaborativo
- É livre a associação a quaisquer entidades de classe, política, religiosa ou de outra natureza, desde que em nome pessoal e não em nome da empresa, e sem interferir nas rotinas e ambiente de trabalho.
- Proporcionamos condições de trabalho satisfatórias de segurança, higiene e saúde.
- Respeitamos a diversidade de opiniões e oferecemos canais de comunicação que permitem a troca de ideias entre as diferentes áreas e níveis hierárquicos.
- A relação entre os colaboradores deve ser cooperativa, cordial e profissional.
- Devemos entender a pontualidade e a abstenção do uso de celulares e notebooks em reuniões como forma de respeito e disciplina para favorecer a produtividade.
Valorizamos o desempenho e o desenvolvimento dos colaboradores
- Baseamo-nos na meritocracia para contratar, promover e remunerar nossos colaboradores.
- Cada colaborador é responsável pelo seu próprio desenvolvimento. Promovemos esse processo com ferramentas de avaliação e feedback.
- Os colaboradores devem estar comprometidos com o aprimoramento das seguintes competências organizacionais: autodesenvolvimento, relações interpessoais, foco em resultado, gestão da mudança e aderência aos nossos valores.
Evitamos conflito de interesses
- No momento da contratação e enquanto houver relação empregatícia com a T.A, os colaboradores que tenham relação de parentesco direto com fornecedor, parceiro ou outro colaborador da empresa devem comunicar tal fato para assegurar a inexistência de conflito de interesses e aderência à Política de Administração de Pessoal.
- Está vedada qualquer relação hierárquica entre parentes. As contratações devem respeitar as diretrizes estabelecidas na Política de Administração de Pessoal.
- Os colaboradores não podem exercer atividades conflitantes com os objetivos e negócios da T.A nem ter interesses econômicos ou financeiros em concorrente, cliente ou fornecedor.
- É vedada a qualquer colaborador, especialmente em razão do cargo que ocupa na empresa, a oferta ou garantia de benefícios indevidos ou vantagem ilícita àqueles com os quais nos relacionamos, ou se utilizar de qualquer terceiro para este objetivo.
- Todos os colaboradores, independente do nível hierárquico, devem preservar a integridade de suas decisões, sem usar seu cargo ou influência para sobrepor interesses individuais ou de um grupo específico aos objetivos da empresa.
- Os fornecedores em processo de contratação ou em contratos ativos com a T.A devem prestar serviços apenas à empresa, abstendo-se de atender demandas pessoais dos colaboradores.
- Deve-se limitar o recebimento de presentes a brindes de valor não significativo que não caracterizem qualquer tipo de influência nas decisões relativas às suas atividades e funções.
- Viagens técnicas oferecidas por clientes ou fornecedores devem ser avaliadas sob a perspectiva do conflito de interesses.
- Caso haja dúvida se uma situação específica, não mencionada neste Código, enquadra-se como um caso de conflito de interesses, deve-se procurar o líder.
Protegemos os ativos da empresa
- As informações sobre a T.A, clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores devem ser tratadas com sigilo e ter seu uso restrito às atividades profissionais autorizadas pela empresa. Tais informações são de propriedade da T.A, ainda que tenham sido desenvolvidas pelo colaborador em seu ambiente de trabalho.
- Os equipamentos, sistemas de comunicação e bens da empresa devem ser usados no interesse desta, com austeridade e observando-se as políticas internas.
- A forma como nos comportamos, nos apresentamos e nos comunicamos, mesmo que em ambientes informais, deve refletir o cuidado que temos com a reputação e a imagem da T.A.
Como nos comportamos nos veículos de comunicação e nas redes sociais
- Para respeitar o compromisso de confidencialidade da T.A com os nossos clientes, todas as solicitações de informações e contatos com qualquer tipo de mídia devem ser aprovados pela área de Comunicação Corporativa.
- Os colaboradores não devem manifestar-se em nome da T.A a não ser que estejam devidamente autorizados para tanto, cabendo apenas aos porta-vozes designados a falar em nome da empresa.
- Esperamos que o colaborador, ao expressar uma opinião pessoal nesses meios, ainda que não se apresente como representante da empresa, leve em consideração que esses meios são ambientes públicos e que o conteúdo de sua mensagem pode prejudicar a reputação da T.A.
- Imagens das obras em andamento e executadas pela T.A não podem ser divulgadas sem antes serem aprovadas pela área de Comunicação Corporativa junto ao respectivo cliente.
Clientes, Fornecedores, Parceiros e Concorrentes
Clientes, Fornecedores, Parceiros e Concorrentes
- Fazemos a gestão dos riscos econômicos, financeiros, sociais e ambientais, comprometendo-nos com a adoção de medidas adequadas à eliminação ou mitigação dos riscos envolvidos.
- Cabe a todos os colaboradores zelar pela integridade da imagem, patrimônio e proteger a propriedade intelectual daqueles com os quais nos relacionamos comercialmente. Esperamos o mesmo de nossos parceiros e concorrentes.
- Publicamos registros precisos, confiáveis, que espelham com fidelidade as transações efetivadas e sua condição econômico-financeira, divulgando-os de forma apropriada e transparente, conforme a legislação aplicável.
- As negociações com fornecedores e clientes devem ser baseadas em critérios claros e objetivos de seleção, orientados pelas políticas e procedimentos da T.A.
- São repudiadas ações consideradas anticompetitivas, monopolistas ou contrárias às boas práticas de mercado.
- Não manteremos relação comercial com empresas que pratiquem trabalho infantil, forçado ou compulsório.
- Entendemos que são práticas desleais de comércio os pagamentos impróprios, duvidosos ou favorecimentos por meio da concessão de benefícios indevidos.
- É vedado o uso de métodos ilegais para a obtenção de informações sobre concorrentes.
Sociedade e Meio Ambiente
Sociedade e Meio Ambiente
- Estabelecemos o diálogo com as comunidades vizinhas às nossas obras, buscando harmonizar seus interesses aos nossos.
- Promovemos e apoiamos iniciativas que visam ao desenvolvimento social.
- Realizamos ações que minimizem os impactos da nossa atuação ao meio ambiente e às comunidades nas quais estamos inseridos.
- Também exigimos a mesma conduta por parte dos nossos fornecedores.
- Obedecemos à legislação e às normas ambientais, buscando a eficiência no uso de recursos naturais.
- Realizamos doações e patrocínios sob a observância da lei, alinhados ao posicionamento estratégico da T.A, e centralizamos estas ações nas áreas de Comunicação e Sustentabilidade.
Esfera Pública
Esfera Pública
- A corrupção ativa ou passiva é rigorosamente intolerável, assim como a extorsão, a propina e a lavagem de dinheiro, bem como quaisquer outras condutas delituosas.
- Não praticamos nenhuma forma de pagamento ou qualquer outro benefício a servidores estaduais, municipais ou federais, da administração pública direta ou indireta, em troca de vantagens, de qualquer natureza, seja comercial, tributária ou trabalhista.
- A comunicação com os agentes do poder público e a entrega de informações e documentos deve ser realizada por colaboradores autorizados.
- Eventuais contribuições a partidos ou candidatos políticos devem respeitar as determinações da legislação e serem autorizadas pelo Comitê Diretor.
Gestão do Código de Conduta
O Comitê de Ética da T.A é responsável pela gestão do Código de Conduta, tendo as seguintes atribuições:
Definir e divulgar os valores e princípios éticos que orientam a conduta profissional da empresa e de seus colaboradores.
Avaliar as ocorrências de violações dos princípios estabelecidos neste documento e deliberar sobre as devidas ações.
Reduzir a subjetividade de interpretações pessoais sobre os princípios morais e éticos descritos neste Código.
Assegurar a resposta a violações deste Código e garantir o sigilo das informações.
Reunir-se regularmente para revisar este Código de Conduta, bem como atualizá-lo, buscando sua melhoria contínua.
DÚVIDAS OU VIOLAÇÕES
Entre em contato
E-mail: contato@taempreiteira.com.br
Aqueles que comunicarem violações do Código poderão permanecer no anonimato. Por outro lado, aqueles que se identificarem terão sua confidencialidade respeitada e poderemos oferecer-lhe acompanhamento e feedback . Qualquer retaliação viola as diretrizes da T.A. No entanto, todos aqueles que comunicarem violações devem utilizar-se de boa-fé.
Acesse o link para download do Código de Conduta e Ética
